angola

Accueil
angola
Angola
Os Jacarés do Cuangar – Parte 1
Muito se tem falado sobre a necessidade imperiosa de realização de eleições autárquicas com vista à institucionalização das autarquias locais. Mais do que a mera discussão do assunto, é fundamental um escrutínio cabal dos actos da administração local do Estado que se encontra mais próxima das populações e que presta os serviços elementares que auxiliam na sua vida quotidiana. No Cuangar, para alguns cidadãos, a questão é ser ou não ser devorado por um jacaré, e de que forma a administração ...
Jacarés do Cuangar – Parte 2
M. D. Manuel – sementes e máquinas de costura Amélia Marta Kakuhu pagou, a 26 de Março, à empresa M. D. Manuel – Comércio e Serviços, um total de cinco milhões de kwanzas (ordem de saque n.º 63) para a aquisição de sementes e fertilizantes destinados à agricultura familiar.

“Confirmámos a entrega de 60 sacos de adubo, que não custam cinco milhões de kwanzas”, denuncia a Fonte 1.

Passados três dias, a 29 de Março, a mesma empresa recebeu um pagamento de dois ...
Transição e Diálogo: Um Imperativo Angolano
Entre 1642 e 1651, Inglaterra viveu uma violenta guerra civil, que levou até à execução do rei Carlos I em 1649, e fez com que o famoso filósofo Thomas Hobbes escrevesse que a vida não é mais do que um medo contínuo da morte violenta; além de ser pobre, desagradável, brutal e curta.

Depois destes eventos catastróficos, o sistema político inglês foi-se adaptando e, sobretudo a partir da chamada Revolução Gloriosa, em 1688, pautou-se por uma evolução feita a partir da reforma d ...
CDD Condena Violência Policial contra Cidadãos Angolanos
O Centro para Democracia e Desenvolvimento, uma instituição de referência da sociedade civil moçambicana, emitiu um comunicado de solidariedade para com os cidadãos angolanos, no contexto da repressão policial levada a cabo na manifestação decorrida em Luanda no sábado passado.

As agressões aí perpetradas pela Polícia Nacional, bem como a detenção de dezenas de civis e de jornalistas que cobriam o acontecimento, geraram uma forte reacção nacional e internacional.

...
JMPLA condena intolerância nas redes sociais - Política - Angola Press - ANGOP
 

Numa declaração a propósito da tentativa de manifestação ocorrida no último sábado, em Luanda, a organização repudia a prática de qualquer acto ou adopção de comportamentos que visam "a imposição de uma ditadura de pensamento e de convicções" entre os jovens.

Conforme a JMPLA, organização juvenil do MPLA (partido no poder), os ve ...
Polícia Mata Mais Um por Falta de Máscara
Agentes da Polícia Nacional (PN), no município de Cacolo, Lunda-Sul, estão a ser acusados de terem espancado até à morte o cidadão Txijica Benjamim, de 42 anos. Segundo familiares da vítima, o uso incorrecto da máscara facial está na base da agressão policial contra o homem, que saía de uma loja acompanhado pela esposa.

Os parentes de Txijica Benjamim entraram em contacto com o Maka Angola, denunciando a corporação da PN, que se furta a esclarecer o incidente.

...
MPLA "afina" máquina para próximos desafios eleitorais - Política - Angola Press - ANGOP
Ao falar à imprensa, à margem da oitava Reunião Ordinária do Comité Provincial do MPLA de Malanje, Albino Carlos disse que o partido vai procurar aumentar a sua influência nas organizações da sociedade civil, para alargar as suas bases de apoio.

Na oitava reunião do comité provincial, que aconteceu por vídeo-conferência, o político enfatizou a necessidade do partido estar junto dos estudantes, j ...
A Captura do Estado e o Seu Resgate
Paradigma “vestefaliano-keynesiano” é uma expressão que pode parecer complicada, mas é simples. Trata-se de um conceito de Estado segundo o qual este detém a soberania absoluta sobre o seu país, distinguindo-se claramente dos outros Estados e não admitindo interferências externas. O país é independente e não se submete a ninguém (Estado vestefaliano); e estabelece a política e os objectivos económicos do país, detendo instrumentos que usa para tal. O executivo decide a taxa de câmbio, os im ...
MPLA aborda crise reinante na IURD - Política - Angola Press - ANGOP
O assunto fez parte da agenda da 8ª reunião ordinária do Órgão Executivo do MPLA, orientada pela vice-presidente do MPLA, Luísa Damião.

A crise da IURD resulta de profundas divergências entre pastores e bispos angolanos e brasileiros sobre a gestão dessa instituição religiosa, que deu lugar à criação de uma Comissão de Reforma, liderada por membros da igreja, de nacionalidade angola ...
Desembargadores-Fantasma: A Justiça Tem de Mudar
Muito se fala do novo paradigma da governação em Angola. Apesar das críticas que se possam fazer, o que é certo é que o poder instalado na Cidade Alta abriu as portas a uma maior discussão pública dos assuntos. Hoje, as decisões do presidente da República são escrutinadas, criticadas e muitas vezes corrigidas após debate público. Há muito caminho a percorrer, mas alguns passos determinados já foram dados.

Contudo, há uma área da soberania que ainda é muito difícil de entender ...
O Berbequim e a Demagogia de Um Director de Hospital
O director-geral do Hospital Geral do Moxico (HGM), Manuel Yaza Macano, finalmente veio a público desmentir a notícia por nós publicada sobre o uso de um berbequim de pedreiro na realização de cirurgias ortopédicas.

Em manchete da Rádio Nacional de Angola (RNA), o gestor hospitalar referiu que tal informação havia sido prestada por um médico da “oposição”. Segundo Macano, esse membro da “oposição” “decidiu juntar-se a um grupo de activistas, entre eles o Rafael Marques e algu ...
Apreendidas mais de 100 pedras de diamantes - Política - Angola Press - ANGOP
Segundo o director de comunicação Institucional e Imprensa da delegação do Interior na Lunda-Norte, Rodrigues Zeca, os processos-crime desses cidadãos serão encaminhados nos próximos dias ao Ministério Público (MP).

Por outro lado, o coordenador adjunto do posto avançado da Operação Transparência, comissário Mário Queiróz, apelou as empresas de segurança privadas con ...
CAN 2017: matchs Cameroun-Mauritanie, Togo-Liberia, Burkina-Comores | AfriqueJet actualités
CAN 2017: matchs Cameroun-Mauritanie, Togo-Liberia, Burkina-Comores Matchs éliminatoires pour la Coupe d'Afrique des nations de football CAN 2017 - Corentin Martins, le sélectionneur national de l'équipe Mauritanienne de football vient de convoquer certains joueurs pour affronter le Cameroun le 14 juin prochain pour la première journée des éliminatoires de la CAN 2017. Si certains éléments se font remarquer par leur retour comme les défenseurs Mamadou Wade et Sallé Traoré et Demba Sow, d'autres ...
Forum météorologique contre le réchauffement climatique | AfriqueJet actualités
Forum météorologique contre le réchauffement climatique New York, Etats-Unis - Avec un 'tweet' de bienvenue du International Space Station et l'appel renouvelé du Secrétaire général des Nations Unies, Ban Ki-Moon, pour une action climatique audacieuse, le Congrès météorologique mondial des Nations Unies a ouvert, lundi, sa 17ème session cherchant à répondre aux inquiétudes continues sur le réchauffement climatique.

Le chef de l'ONU, dans un message vidéo à l'ouverture, a d ...

Annuaire des Association et ONG d'Afrique

Infos par pays