Actualités : Angola

A Corrida contra o Descarrilamento
Há cerca de dois meses, nos corredores do poder em Lisboa, constava que iria haver uma reunião muito sensível sobre Angola entre o Banco de Portugal, o Ministério Público, o Ministério das Finanças e autoridades europeias. O tema era o descontrolo total, de novo, dos fluxos financeiros provenientes de Angola. As autoridades estavam muito preocupadas com uma renovada intensidade e descontrolo dos dinheiros provenientes de Angola. Parecia que tudo estava a voltar aos tempos de José Eduardo dos Santos.

Esta reunião nunca tornada foi pública e não se sabe o que resultou desse encontro. Contudo, sabe-se que, entretanto, surgiu o relatório demolidor sobre Angola do Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI), organismo intergovernamental informal, mas poderoso, que tem como objectivo desenvolver e promover políticas, nacionais e internacionais, de combate ao branqueamento de capitais. O relatório essencialmente reconhece que Angola aprovou uma série de legislação, mas que não há uma aplicação efectiva da mesma. Por exemplo, refere-se que, embora “Angola tenha identificado os seus riscos de branqueamento de capitais e as autoridades tenham introduzido medidas para fortalecer a maioria das necessidades legais e institucionais, o país não desenvolveu políticas e estratégias nacionais informadas sobre o risco para lidar com os riscos identificados” (p. 8). Ou ainda: “As autoridades têm uma baixa capacidade de recursos que as impede de prosseguirem eficazmente com as investigações aos processos de branqueamento de capitais de acordo com o perfil de risco do país” (p. 8). O tom é geralmente este. Há consciência dos perigos, há leis, mas a prática é quase nula.

Segundo a própria vice-procuradora-geral de Angola, Inocência Pinto, que apresentou publicamente o relatório, Angola está numa corrida contra o tempo para evitar regressar à “lista cinzenta” e perder o acesso a divisas. O país tem até Junho do próximo ano para mostrar que está a seguir as recomendações do Grupo de Acção Financeira Internacional.

Isto poderá ser trágico. O país pode ser tornado um pária financeiro e, nesse caso, qualquer investimento e promessa de desenvolvimento terminará.

Ligou-se pouco a isto, e ao alerta da vice-PGR, mas é das situações mais graves com que Angola se depara.

O pior de tudo é que parece que se está a voltar à casa de partida, isto é, a 2017. Aparentemente, todas as medidas anunciadas de combate ao branqueamento, toda a legislação entretanto aprovada, não passaram do papel e não diminuíram as tendências de médio prazo de branqueamento de capitais em Angola.

No mesmo sentido de descontrolo e falta de transparência vai uma recente notícia de um jornal económico angolano, que afirma, em relação às despesas públicas do governo angolano com a covid-19, estimadas em 400 milhões de dólares, que “o FMI afirma estar desapontado com a prestação de contas e lamenta que o governo ainda não tenha cumprido os compromissos que assumiu ao nível da transparência dos gastos públicos. Nada se sabe sobre as receitas com a pandemia”.

O que temos, aparentemente, são duas organizações internacionais fundamentais para as finanças angolanas, o FMI e o GAFI, com dúvidas sobre a real evolução da transparência, boa governação e combate ao branqueamento de capitais em Angola, passando, no mínimo, um atestado de mediocridade e incompetência à Procuradoria-Geral da República (PGR), ao Banco Nacional de Angola (BNA) e à Unidade de Informação Financeira de Angola.

A situação é bem mais grave e relevante do que muitas outras que têm estado a merecer atenção no debate político actual, e devia preocupar efectivamente o poder político, quer ao nível de governo, quer ao nível de oposição, pois, em pouco tempo, o país pode ser confrontado com um sufoco financeiro deliberado.

E não é uma questão de lei – leis já existem. É uma questão de prática, de acção.

Desde que começou o combate à corrupção, temos apoiado os fins, mas criticado os meios, pois a opção foi por utilizar instituições preexistentes, com o pessoal instalado e mantido na época da expansão da corrupção. A verdade é que é o pessoal quem faz e executa as políticas – e não os textos, directivas ou leis –, portanto, se o pessoal não quer fazer, mesmo que existam leis, não faz.

Mas não admira este abismo entre lei e prática, entre retórica e actos concretos. No fundo, estava-se, com excepções, a pedir aos cúmplices da corrupção para combaterem a corrupção. Não podia resultar, como não resultou.

E agora?

Agora, não há outra alternativa a não ser encarar a questão, o que implica criar, finalmente, as estruturas e os meios fora do sistema normal que permitam tratar dos assuntos de desvios de fundos, branqueamento, transparência e boa governação de forma autónoma e técnica, com foco e intensidade, sem olhar a redes clientelares, familiares ou tratamentos de favor. Caso contrário, andaremos sempre a voltar à “casa de partida”, como num jogo de crianças.


Article publié le mardi 29 août 2023
547 lectures
Augmenter la taille de la police Diminuer la taille de la police print send to
Lectures : 547
Chargement...